Quando estávamos preparando nosso roteiro para Paris estávamos procurando opções de castelos próximos à cidade para visitar. Não queríamos ir a Versalhes, por ser muito cheio. A Isabella, que não gosta de princesas, dizia que não queria ir a um castelo, e não adiantava dizer que hoje em dia, castelo com princesa são só os da Disney
As opções eram Chantilly, Fontainebleau e Vaux-le-Vicomte, mas conhecemos o Château de Vincennes através do excelente blog Paris des Petits e batemos o martelo.
Não espere um palácio luxuoso, pois este não é. É um castelo típico de desenho animado com muralhas, torres e pontes levadiças!
Vincennes foi construído na Idade Média. O Torreão (Donjon), a parte onde ficam os aposentos reais, foi concluída em 1370. É um castelo dentro do castelo, pois possui suas próprias muralhas, fosso e ponte levadiça. O complexo, por assim dizer, ainda tem uma igreja, a Sainte-Chapelle e vários outros prédios de moradia. Foi morada dos reis até a construção de Versailles e quando perdeu o papel de residência oficial acabou tendo uso basicamente militar e também foi usado como prisão.

Entrada principal, olhando de dentro para fora

Fosso externo

Outros prédios que fazem parte do castelo

Sainte-Chapelle

Sainte-Chapelle
Outras curiosidades: em Vincennes foi instalado o primeiro relógio público da França e o Torreão contava com um sistema de latrinas!

O Torreão – Donjon em Francês

Torreão

Sobre as muralhas do Torreão, caminhos para a ronda

Muralhas do Torreão

Ponte levadiça e fosso do Torreão, que era cheio de água

O quarto do Rei

Uma cela e a entrada para a latrina. As decorações das celas foram feitas pelos prisioneiros.

Pra garantir que os prisioneiros não fugiriam…

…mesmo!
Talvez o priosioneiro mais ilustre de Vincennes tenha sido o Marquês de Sade. Algumas obras dele foram escritas enquanto ele estava preso ali.

Cela do Marquês de Sade

Detalhe do desgaste do degrau da escada do Torreão. E isso que ele ficou por 12 anos fechado para restauração, que iniciou em 1994 ;)

Fosso do Torreão e um prédio da época de Luis XIV

Ala de Luis XIV com o Torreão ao fundo
Como falamos, nada de luxo e uma grande aula de história. Dá pra imaginar como era aquilo na Idade Média!
Vincennes fica a 15 minutos de metrô da Bastilha, pela linha 1 (amarela). Gostamos muito e é uma ótima opção para quem quer emendar o passeio ao Parc Floral, que fica ao lado e com um passeio pela cidadezinha de Vincennes também.
Para mais informações, visite a página oficial.
O post Château de Vincennes – passeio para crianças e adultos apareceu primeiro em Malas e Panelas.